II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil

7.2.14 0 Comments



Discutindo a memória, o II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil é um convite a explorar visualidades ligadas a arquivos, diários e álbuns. Como na primeira edição do evento, realizada em 2013, a curadoria do II Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil contempla fotógrafos portugueses de diferentes gerações e em diferentes estágios de suas carreiras profissionais. 

Maior, a edição de 2014 leva a Curitiba, Brasil, dez nomes da fotografia portuguesa, e mantém seu espírito de troca e difusão artística. Além da exposição de projetos fotográficos a ser realizada no MuMA – Museu Municipal de Arte, o II Ciclo da Fotografia agrega discussões teóricas e diversas conversas com os artistas, possibilitando não só a internacionalização dos artistas e do cenário curitibano, mas também um ambiente de aprofundamento conceptual, ampliado através da presença do pesquisador Nélio Conceição, do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa, que irá ministrar duas palestras. 


Diogo Simões

André Principe
O Ciclo da Fotografia Portuguesa no Brasil é um evento pioneiro que tem como objetivo apresentar a fotografia portuguesa contemporânea através do trabalho de jovens artistas e principalmente, promover discussões sobre a fotografia entre os profissionais portugueses e brasileiros, assim como público em geral. O evento reúne exposições, conversas, visitas guiadas e palestras, criando diálogo e oferecendo um panorama das temáticas e direções da fotografia na arte contemporânea. 

 O produto cultural resultante desse encontro ultrapassa a barreira das galerias, museus e exposições e torna-se o acontecimento, que inicia desde a expectativa em conhecer a cena brasileira da fotografia contemporânea por parte dos artistas envolvidos, passa pelo interesse em estabelecer trocas por parte das instituições e profissionais envolvidos, percorre todos os eventos do Ciclo e prolonga-se posteriormente em contatos e possibilidade da criação de novos encontros.

Lista dos artistas portugueses presentes em Curitiba:
Ana Viotti, André Príncipe, Daniel Antunes Pinheiro, Diogo Simões, Francisca Veiga, Frederico Malaca, Inês d'Orey, José Pedro Cortes, Maria Leonardo Cabrita, Miguel Godinho.

Mais informações em www.ciclodafotografia.com

0 comentários: